terça-feira, 22 de abril de 2008

Curiosidades


Curiosidades


-Nos Estados Unidos, a morte por infarto do miocárdio é a causa mais comum.


-O coração é um músculo que pesa 250 gramas, em média. No ritmo normal, que é de 70 a 75 batidas por minuto, ele chega a dar mais de 110 000 batimentos por dia. Mas, em caso de pânico ou susto, pode subir para 150 pulsações por minuto. No corpo em repouso, os 5 litros de sangue são bombeados por todo o organismo em apenas um minuto.


- A imunização: Quando nosso organismo é invadido por microorganismos causadores de doenças, as células do nosso corpo reagem, produzindo ( e lançando no sangue) substâncias chamadas anticorpos, que neutralizam as substâncias produzidas pelos microorganismos invasores. Tratava-se, portanto, uma autêntica batalha entre os organismos e os micróbios. Se o organismo levar vantagem, os microorganismos serão destruídos e a doença será afastada.



- A vacinação : A vacinação consiste em injetar no organismo das pessoas substâncias produzidas pelos micróbios ou os próprios micróbios causadores de doenças. Porém, os micróbios injetados encontram-se mortos ou enfraquecidos por certos processos especiais, como aquecimento, por exemplo. Esses micróbios, portanto, não causam doença, mais causam uma reação por parte do organismo, de modo que ele produz anticorpos que neutralizam a ação dos germes.

Nenhum comentário: